1961
Nasce em Guimarães no dia 27 de Dezembro, às 08h30, no Hospital de Guimarães.
1967
Vai para as escolas de S. Francisco e mais tarde para a de Sta.Luzia. Estuda no liceu João de Meira e no liceu de Guimarães.
1974
Ganha como presente do pai um violão. Inicia as aulas com uma professora brasileira. Ouve as canções de Júlio Iglésias, Roberto Carlos,Maria Bethânia e Francisco José entre outros e canta os seus artistas preferidos.
1977
Na Igreja de S. Domingos participa no coro. Na Igreja de Sta. Luzia acompanha o coro tocando violão.
1978
Compõe as primeiras canções. Aprende solfejo, piano e técnica vocal. Em hospitais e asilos, em festas e entre amigos merece aplausos.
1981
Vai para a Universidade do Minho estudar Engenharia Metalo-Mecânica. Neste ano conhece Helena Sampaio, sua futura mulher. Descobre Fernando Pessoa e Florbela Espanca e passa a musicar os seus poemas. Ouve os discos de Caetano Veloso, Gal Costa e Simone.
1982
Em casa afasta os móveis do corredor e fecha as portas,criando um ambiente de estúdio: grava composições próprias. "Hoje é o dia dos meus anos" é uma dessas canções que envia em cassete para Mário Martins,o maior produtor nacional de música portuguesa.Três meses depois recebe um telefonema do produtor que, interessado,o incentiva a continuar a compor e a aprender.
1983
Estreia o primeiro espectáculo nas festas da cidade de Marco de Canaveses, interpretando uma das suas composições, "Nesta tarde sem fim", um poema sem título de Fernando Pessoa. A imprensa fala do regresso do romantismo.
1984
Prepara a edição de um disco. Apresenta-se nas festas populares em todo o país.
1985
Assina contrato com a EMI-Valentim de Carvalho.No ano seguinte inscreve-se na Sociedade Portuguesa de Autores, dando início à sua carreira profissional. 1987
Inicia a gravação do seu primeiro disco "Amo-te" e sobre este,Mário Martins escreve: "Poucas vezes um disco-o primeiro disco- terá dito tanto das possibilidades de um cantor. Porque poucos cantores terão como José Alberto Reis, créditos tão evidentes". Neste mesmo ano, o jornal Correio da Manhã revela a voz mistério que se ouve na Rádio Renascença. "Amo-te" é o seu primeiro disco de ouro. Canta e toca profissionalmente. Em Setembro edita o segundo single, "Setembro" e a imprensa fala da "grande revelação da música ligeira". Aparece no "Já Está", programa de Joaquim Letria,dando-se a conhecer a todo o país. É convidado para o aniversário da RTP Madeira.
1988
"Amo-te" e "Setembro" mantêm-se nos tops nacionais durante meses. Compõe e grava "Sonhando" e faz tournées pelo país, de lançamento do seu disco. Recebe o seu primeiro disco de ouro por "Sonhando". Casa com Helena a 17 de Setembro e adopta a cidade de Ermesinde para residir.
1989
Surge o segundo single, "Abraça-me Assim". Recebe o seu primeiro disco de prata. Participa na XXV edição do Festival da Canção com o tema "Palavras Cruzadas", letra e música de Carlos Paião e conquista o 4º lugar.
1990
É editado o seu novo trabalho discográfico, "Encanto", produção do maestro José Marinho que o acompanhará até 1998. O cantor é abraçado pela crítica como um "fenómeno de popularidade". Desloca-se aos EUA e regressa à Alemanha e França.
1992
Surge o seu novo single, "Eterna Melodia" que põe o país a cantar. Faz espectáculos de lançamento deste seu novo trabalho. Nasce o seu primeiro filho, Luís Gonçalo.
Tambem ele por ca passou pelas Festas de Setembro no Alandroal, foi com grande prazer que o entrevistei, e difundi as variedades para a Rádio Clube de Redondo, com algumas peripécias que numa oportunidade próxima contarei.
Sem comentários:
Enviar um comentário