Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de julho de 2010

DANIEL SARAIVA


Daniel Saraiva artistas de musica pimba, as quais nos cantavamos alguns temas como por exemplo " 13 de Setembro"

terça-feira, 27 de julho de 2010

Conjunto académico Joao Paulo


Conjunto Académico João Paulo, um dos mais populares grupos musicais portugueses dos anos 60, era constituído por João Paulo Agrela, Sérgio Borges, Carlos Alberto, Rui Moura e Gualberto, todos eles estudantes.

A banda gravou versões de cantores de sucesso da altura como Adamo, Gilbert Bécaud e Charles Aznavour, mas são da sua autoria duas das canções que os tornaram mais conhecidos: "Hully Gully do Montanhês" e "Milena (a da Praia)".

O êxito do conjunto impôs a sua vinda da Madeira para Lisboa, onde o empresário Vasco Morgado o contratou para espectáculos no Teatro Monumental e a rádio emitia os seus trabalhos com regularidade.

A projecção do vocalista do grupo, que iniciou uma carreira a solo, acabaria por determinar o fim da carreira do conjunto, que tinha tido uma participação no Festival RTP da Canção, em 1966, com “Nunca Direi Adeus”.

A Valentim de Carvalho editou em 1993 alguns dos êxitos do grupo num CD intitulado "Os grandes êxitos do Conjunto Académico João Paulo".

FINGERTIPS


Tudo aconteceu em finais de 2003, quando um disco de estreia de uma também estreante banda portuguesa chegou às lojas. O disco chamava-se "All 'Bout Smoke N' Mirrors". A banda, Fingertips.
A banda, formada por Zé (voz), Rui Saraiva (baixo), Domingos Alves (pianista), Alexis Dias (guitarra) e Jorge Oliveira (baterista) começou assim a trilhar o seu próprio caminho na música moderna portuguesa. Nada ao acaso, nada sem querer. Tudo com intenção, tudo por querer. Querer ganhar, querer conquistar o seu lugar ao sol. Em inglês. Para Portugal e o Mundo!
Em All 'Bout Smoke N' Mirrors, todas as letras foram escritas por Zé, que apesar de na altura ter 16 anos de idade, já mostrava uma maturidade poética bastante avançada em que misturava, de um modo simples, o seu lado melodramático, nostálgico, irónico e sonhador.
As músicas, essas, foram compostas por Rui Saraiva e H. Matos, com a excepção de "Lost In My Sleep", da autoria de Alexandre Almeida que de uma maneira simples mas arrojada, embalam na perfeição os poemas.
Origem Fataunços, Vouzela
País Portugal
Gêneros Pop-rock
Período em atividade 2002 - presente
Gravadora(s) Metrosonic Records
Página oficial thefingertips.com
Integrantes
Joana Gomes (Voz)
Rui Saraiva (Baixo)
Rodrigo Ribeiro (Guitarra)
Hélder Matos (Teclas)
Ex-integrantes
Zé Manel (Voz)
Jorge Oliveira (Bateria)
Alexis Dias (Guitarra)
Tambem eles passara pela nossa terra, salvo erro em 2005 no festival da juventude integrado no programa de festas de Setembro.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

QUINA BARREIROS

quiNA BARREIROS


Chegou uma revelação na Música Nacional Portuguesa; QUINA BARREIROS!

Uma promessa na Musica Portuguesa, um Quim Barreiros na versão feminina.
Um espectáculo apresentado de Acordeão e 2 Bailarinas e também o conjunto de Quina Barreiros, 5 elementos femininos, 3 Acordeões e 2 bailarinas.
Agora veja hoje o que tinha vontade de ver ontem…. Vai rir, rir, rir, com uma malandrice de respeito que virá inundar os arraiais de Portugal.
A Quina chegou!!!!

Recentemente esteve aqui bem p´roximo de nós em PARDAIS e digamos fez um espectáculo bem ao uso de Quim Barreiros, muita malandrice e muito picante à mistura como pode ouvir no video.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ESTES TAMBEM ERAM DO ALANDROAL


Aqui vos deixo com mais um grupo que existiu no Alandroal, possivelmente nos anos 50 os dados que disponho não são muitos mas como foi promessa minha trazer aqui todos os grupos musicais que passaram pela nossa terra aqui fica mais um. Sobre os elementos apenas conheço três, SAUDOSO José Coluna,vocalista, O Manuel Roma , Baterista e o Lila Trompete. Se alguem conhecer os outros e o nome do grupo que me deia uma ajuda.
A Foto foi cedida gentilmente pelo filho do José Coluna, para ti um grande abraço e obrigado pela mesma.

OS TÁRTAROS


Eram um Grupo português dos anos 60 eram formados por Eduardo Alves de 19 anos na bateria,Hernani Melo de 25 anos na viola baixo e armonica, Alberto Abreu na viola Ritmo e orgão e Joaquim Gualter na viola solo.
O primeiro EP foi editado em 1964 e é o mais conhecido com o tema " Serei feliz com o teu amor "

quinta-feira, 8 de julho de 2010

MARCO PAULO

João Simão da Silva nasceu a 21 de Janeiro de 1945 em Mourão, no Alentejo.

Estreou-se nas festas de Alenquer a cantar a "Campanera" de Joselito. No ano seguinte, teve o maestro Nóbrega e Sousa a acompanhá-lo, ao vivo. Aos 14 anos entra para rancho folclórico de Alenquer onde esteve dois como cantor até ir viver para o Barreiro.

Em 1963, já a viver no Barreiro, começou a ter aulas de canto com Corina Freire. Foi aí que foi descoberto por Cidália Meireles, que tinha um programa de televisão de grande sucesso, o "Tu Cá, Tu Lá".

Mário Martins, da Valentim de Carvalho (a grande editora dos maiores nomes do mercado como Duo Ouro Negro, Amália e Carlos Paredes) convida-o para gravar um disco.
Os discos de Ouro
Em 1978 obtém um grande sucesso com o single "Canção Proibida"/"Ninguém Ninguém" que vende mais de 50 mil cópias. É o primeiro disco de ouro do cantor.

Em 1979 obtém novo disco de Ouro com o single "Mulher Sentimental".

O single "Eu Tenho Dois Amores", editado em 1980, torna-se no seu maior êxito com 150 mil discos vendidos (3 discos de Ouro).

Em 1981 é editado o single "Mais, Mais e Mais Amor". Também é editada a colectânea "Disco de Ouro" com os maiores êxitos dos primeiros 15 anos de carreira. O álbum vende mais de 140 mil exemplares (4 discos de ouro).

Tambem ele passou pela nossa terra e nos encatou com os grandes sucessos

terça-feira, 6 de julho de 2010

JOSÉ ALBERTO REIS

1961
Nasce em Guimarães no dia 27 de Dezembro, às 08h30, no Hospital de Guimarães.
1967
Vai para as escolas de S. Francisco e mais tarde para a de Sta.Luzia. Estuda no liceu João de Meira e no liceu de Guimarães.
1974
Ganha como presente do pai um violão. Inicia as aulas com uma professora brasileira. Ouve as canções de Júlio Iglésias, Roberto Carlos,Maria Bethânia e Francisco José entre outros e canta os seus artistas preferidos.
1977
Na Igreja de S. Domingos participa no coro. Na Igreja de Sta. Luzia acompanha o coro tocando violão.
1978
Compõe as primeiras canções. Aprende solfejo, piano e técnica vocal. Em hospitais e asilos, em festas e entre amigos merece aplausos.
1981
Vai para a Universidade do Minho estudar Engenharia Metalo-Mecânica. Neste ano conhece Helena Sampaio, sua futura mulher. Descobre Fernando Pessoa e Florbela Espanca e passa a musicar os seus poemas. Ouve os discos de Caetano Veloso, Gal Costa e Simone.
1982
Em casa afasta os móveis do corredor e fecha as portas,criando um ambiente de estúdio: grava composições próprias. "Hoje é o dia dos meus anos" é uma dessas canções que envia em cassete para Mário Martins,o maior produtor nacional de música portuguesa.Três meses depois recebe um telefonema do produtor que, interessado,o incentiva a continuar a compor e a aprender.
1983
Estreia o primeiro espectáculo nas festas da cidade de Marco de Canaveses, interpretando uma das suas composições, "Nesta tarde sem fim", um poema sem título de Fernando Pessoa. A imprensa fala do regresso do romantismo.
1984
Prepara a edição de um disco. Apresenta-se nas festas populares em todo o país.
1985
Assina contrato com a EMI-Valentim de Carvalho.No ano seguinte inscreve-se na Sociedade Portuguesa de Autores, dando início à sua carreira profissional. 1987
Inicia a gravação do seu primeiro disco "Amo-te" e sobre este,Mário Martins escreve: "Poucas vezes um disco-o primeiro disco- terá dito tanto das possibilidades de um cantor. Porque poucos cantores terão como José Alberto Reis, créditos tão evidentes". Neste mesmo ano, o jornal Correio da Manhã revela a voz mistério que se ouve na Rádio Renascença. "Amo-te" é o seu primeiro disco de ouro. Canta e toca profissionalmente. Em Setembro edita o segundo single, "Setembro" e a imprensa fala da "grande revelação da música ligeira". Aparece no "Já Está", programa de Joaquim Letria,dando-se a conhecer a todo o país. É convidado para o aniversário da RTP Madeira.
1988
"Amo-te" e "Setembro" mantêm-se nos tops nacionais durante meses. Compõe e grava "Sonhando" e faz tournées pelo país, de lançamento do seu disco. Recebe o seu primeiro disco de ouro por "Sonhando". Casa com Helena a 17 de Setembro e adopta a cidade de Ermesinde para residir.
1989
Surge o segundo single, "Abraça-me Assim". Recebe o seu primeiro disco de prata. Participa na XXV edição do Festival da Canção com o tema "Palavras Cruzadas", letra e música de Carlos Paião e conquista o 4º lugar.
1990
É editado o seu novo trabalho discográfico, "Encanto", produção do maestro José Marinho que o acompanhará até 1998. O cantor é abraçado pela crítica como um "fenómeno de popularidade". Desloca-se aos EUA e regressa à Alemanha e França.
1992
Surge o seu novo single, "Eterna Melodia" que põe o país a cantar. Faz espectáculos de lançamento deste seu novo trabalho. Nasce o seu primeiro filho, Luís Gonçalo.
Tambem ele por ca passou pelas Festas de Setembro no Alandroal, foi com grande prazer que o entrevistei, e difundi as variedades para a Rádio Clube de Redondo, com algumas peripécias que numa oportunidade próxima contarei.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Os 5 do Ritmo


Voltando de novo , ao grupos criados no Alandroal, vimos hoje abrir espaço para mais um grupo " Os 5 do Ritmo ". Criado por um elemento pertencente aos grupos anteriores como o BASS II entre outros está o Fernando ( baterista )e vozes; Foi ele o criador dos 5 do Ritmo , juntamente com o falecido " Branquinho ) o Zé Manel . o Quim Bento e o Cardoso ( Peço desculpa se me falha algum) que formaram este Grupo. Tempos aureos, mas que com o aparecimento das discos, tiveram tambem a sua decadência, estando mesmo alguns anos sem actuarem, até á bem pouco tempo que se voltaram a reunir e começaram de novo com actuações em bailes. Os anos passam e nós lá vamos remando contra a maré.É triste ver que os bailes hoje estão às moscas, noutro tempo ,mesmo pagando os recintos estavam lotados, hoje não.Aqui vos deixo mais este grupo.
A foto foi reboscada o site dos mesmos.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

BEACH BOYS

The Beach Boys é um banda de rock dos Estados Unidos formada em Hawthorne, Califórnia, em 1961, e é tida como uma das mais influentes da história do rock e do pop. Emplacou dúzias de canções nas paradas de sucesso (também emplacou quatro compactos no primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos da América), além de álbuns recordistas de venda. Foi incluída no Hall da Fama do Rock and Roll em 1988. Seu álbum Pet Sounds, de 1966, que contém clássicos como "Wouldn't It Be Nice", "Sloop John B", "God Only Knows" e "Caroline, No", é considerado umas das maiores obras primas da história da música pop.

O grupo original consistia do cantor-músico-compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. Inúmeras mudanças tanto no estilo musical quanto na formação ocorreram durante a turbulenta existência da banda: os problemas psicológicos, abuso de drogas e o eventual afastamento de Brian; as mortes de Dennis em 1983 e Carl em 1998 e as batalhas legais entre os integrantes sobreviventes do grupo.

Foi um grupo que fez praticamente de tudo, surf rock (que foi o estilo inicial, sendo predominantemente do gênero até o sexto álbum, o All Summer Long), passando pela música erudita, country, blues, soul, bossa nova, música havaiana, até heavy rock como a All I Want To Do do álbum 20/20 de 1969, entre vários outros já discriminados na discografia. Ajudaram a definir o pop barroco e sunshine pop em 1965 com o Today e Summer Days (And Summer Nights), estilos onde já se encontram os primeiros traços do art rock e do rock psicodélico divulgados pelo Pet Sounds em 1966.